Torne-se “VENTO QUE VENTA”
- tonyfmartins
- 16 de nov. de 2017
- 4 min de leitura

Você sabe seu lugar no mundo? Se não, espero que essa reflexão possa ajudar.
Recentemente assisti uma palestra do filósofo brasileiro, Clóvis de Barros Filho, o qual sou fã, e nessa palestra que está aí no final do post, ele disse coisas que mexeram comigo, me fizeram pensar e mudar. Mas uma coisa em particular me fez ter certeza do que procuro.
Em determinado momento da palestra ele diz mais ou menos assim, ” Na natureza tudo nasceu para ser exclusivamente de um único jeito, o vento venta, o gato gateia, a maré mareia, e assim por diante. Somente o homem tem a possibilidade de escolher a vida que quer viver, escolher o que ser da vida.”

“Tá! Até aí papo de filósofo, nada de interessante. Deixa eu voltar paro Facebook. ”
Devagar com a expectativa, ansioso leitor. A parte interessante é agora. O filósofo concluiu dizendo: “Quando na possibilidade de viver qualquer vida, o homem resolve viver aquela que mais faz sentido a ele, quando ele resolve escutar seus talentos e suas vontades, quando o mundo começa a fazer mais e mais sentido, e ele descobre a causa de estar aqui, descobre seu talento natural, descobre o seu tesão. Nessa hora esse homem se torna vento que venta”
Se depois de ler isso, você ainda quiser voltar para o facebook, vai lá. Mas te garanto, vai perder uma reflexão que pode te fazer pensar no está fazendo agora com seus talentos, com seus tesões e com sua vida.
Imagino que você deve estar aí, ainda lendo o texto.
“Sim, estou. Mas fala logo a tal reflexão”.
Pois bem, a pergunta é: VOCÊ ESTÁ DEIXANDO A VIDA PASSAR, SEM DESCOBRIR O SEU LUGAR NO MUNDO?
Você fica aí, esperando o dia acabar para ir para casa? A semana acabar para dormir domingo até mais tarde? O mês acabar para poder receber seu salário? O ano acabar para entrar de férias? Os 60 chegarem para poder se aposentar? A vida passar? Sinto muito mais você é um suicida a conta gotas.
Porque ser um coadjuvante na própria vida?

Sabe essa vida de merda que você tanto reclama? Essa vida que está passando e você não vê, e na verdade até torce para passar? Essa vida que você culpa seus pais, professores, chefe, que você culpa o mundo? Saiba que o verdadeiro culpado disso tudo é você, somente você. Se deixou influenciar, e agora reclama o tempo todo.
Mas tenho uma notícia boa para você: Não é tarde demais! Nunca é tarde demais.
Se o mundo disse que você tem que ter uma profissão de respeito para se garantir no futuro, o mundo te tapeou, porque no final a única coisa que você vai garantir é uma angustia eterna, uma vida de fracassos.
Eu sei que é difícil seguir um sonho de uma profissão que não é a que o mundo espera que você siga, você se sente culpado de magoar as pessoas ao seu redor, o mundo todo te recrimina, e você se apequena.
E é difícil seguir um sonho com o mundo todo falando que você não pode. Mas só você sabe como é chegar domingo à noite e uma tristeza fodida se apoderar dos seus pensamentos, pensando que tem mais um semana de martírio em um emprego chato, tortuoso, que nada tem a ver com o que você quer da vida.
Bom, se leu até aqui, está esperando ler algo inspirador, algo que pode mudar a sua vida, uma fórmula mágica de felicidade e sucesso.
Sinto em te dizer, mas não tem mágica. O mundo vai bater e tentar te derrubar, vai tentar ao máximo te segurar nessa sua vida medíocre.
E o meu conselho é: rompa esse cordão umbilical que te liga a esse mundo que te limita, não viva os sonhos dos outros.
Não deixe a vida passar, ache seu lugar no mundo. Pare de viver na merda de um piloto automático. Pare de ser um parafuso que pode ser trocado a qualquer hora.

O caminho não é fácil, acredite, eu sei. Mas você tem que começar de algum modo. Dar o primeiro passo.
“Ah, mas eu queria ser escultor, e se eu largar o meu emprego para fazer isso, vão me taxar de fracassado”
Então seja um fracassado, mas um fracassado com uma causa a se dedicar na vida. Te garanto que a vida de felicidades que você vai ter, vai fazer essa angustia inicial valer a pena.
Todos têm uma essência, descubra a sua e se apegue menos ao universo que lhe cerca, escute o que vem de dentro.
Mas não faça isso de uma vez, planeje. Nem que muitas portas fechem na sua cara. Se agarre naquilo que você ama, lute por isso.

E lembre-se, a glória não vem sem sacrifício. Terão muitos momentos tristes, mas tenha certeza que tudo vai valera pena, afinal você vai ser você, sem máscaras, amarras ou fingimentos. Você fazendo o que ama, simples assim.
Agora, se me permite um último conselho. Adquira conhecimento, estudo, se torne um guru sobre o assunto que você ama. Vai dar trabalho, mas viver uma vida com conquistas pessoais e milhares de momentos de felicidade, valerá o esforço.
Quando vivemos uma vida que vale a pena, envelhecemos bem. Entretanto, uma hora ou outra, apesar de felizes, nossa vida chega ao fim e morremos. Mas quer sabe de um segredo? Não morremos de verdade. Continuamos vivos dentro do coração das pessoas que viram a gente ser o que nascemos para ser, ficamos vivos e nos tornamos inspiração para o mundo que tentou insistentemente nos fazer desistir. E até, muitas vezes, nos tornamos lendas.
Nos tornamos vento que venta.
Confere a palestra ai, e se motive ainda mais:
Comments