Felicidade?
- tonyfmartins
- 16 de nov. de 2017
- 3 min de leitura

Todo mundo quer, procura e almeja. Mas afinal de contas o que é? e como alcança-la?
Palavra de 10 letras, 5 sílabas, e uma porrada de definições.
A Wikipédia diz que, “A felicidade é um estado durável de plenitude, satisfação e equilíbrio físico e psíquico, em que o sofrimento e a inquietude são transformados em emoções ou sentimentos que vão desde o contentamento até a alegria intensa ou júbilo. A felicidade tem, ainda, o significado de bem-estar espiritual ou paz interior.”
O dicionário Michaelis, “1 Estado de espírito de quem se encontra alegre ou satisfeito; alegria, contentamento, fortúnio, júbilo:
2 Acontecimento ou situação feliz ou alegre; sorte, sucesso, ventura: Atrasei-me para viajar, mas, por felicidade, cheguei a tempo de pegar o avião.
Pensadores e Filósofos por toda história tentaram dar a esse sentimento seu verdadeiro significado. Falaram que ela era a mesma coisa que tranquilidade, que ela nos abrigava do mal, ou mesmo que ela era um desejo do que não tínhamos, e quando a tivéssemos, ela não existiria mais, tornando a busca por ela uma viajem sem fim.
Eu, Tony Martins, curioso do assunto, digo, Felicidade plena NÃO EXISTE.
“HA HA HA, você contrariando um monte de gente que manja dos paranauê filosófico, poupe meu tempo e minha beleza”.
Não, não, não… não estou contrariando, muita gente concorda com isso. Os filósofos Mario Sergio Cortella e Clóvis de Barros Filho, falam isso. E devagar que eu explico…

Um monte de gente vive procurando a felicidade de maneira errada. Errada porque procura por uma felicidade plena que não é alcançável. É impossível ser feliz o tempo todo, e se fosse possível, seriamos seres chatos e vazios.
“Mas que história é essa de chatos e vazios, eu quero ser feliz o tempo todo e a vida toda.”
Então DESISTA. A felicidade não pode ser eterna, porque é na tristeza que aprendemos. Ser feliz o tempo todo não nos faria refletir, amadurecer, a felicidade não ensina à superar e perdoar.
Outro mito que você precisa esquecer é, NÃO EXISTE uma fórmula mágica para felicidade, ela é diferente para todo mundo e mesmo pra uma mesma pessoa ela é diferente a cada momento, pois o eu de ontem é diferente do eu de agora.
E pra você que ta ae torcendo o nariz pro que ta lendo, relaxe.
“RELAXE? Relaxar como, você ta me dizendo que eu só posso sem feliz de vez em quando?”
Sim. Como eu disse, a felicidade está distribuída pela vida em momentos, momentos esse que devemos prolongar o máximo, e multiplica-los sempre que possível.
“E como prolongar esses momentos?”
Lembra que eu disse la em cima, que não existe fórmula mágica? Pois bem, apesar de não existir, tem muitas coisas que podemos fazer que podem facilitar esse momentos.
A primeira delas é: encontre o que você ama fazer, algo que una seus talentos e sua criatividade, algo que lhe proporcione estantes de vida que valem a pena viver e que você quer que se prolongue por tempo indeterminado. Quando achar, não largue por nada desse mundo, se apegue e lute por isso. O mundo sempre vai tentar te dizer que isso não vale a pena, que não certo, que não é reconhecido. Ignore-os, bem no fundo você sabe que nada vai pagar aqueles estantes que estiver trabalhando no que ama.

Depois disso, você tem que aprender a ser mais resiliente, a perdoar mais, parar de se fazer de coitado, não ser conformado com o destino, parar de se pessimista, etc, etc, etc
O caminho para se tornar cada dia mais feliz, apesar de não ser exato, é bem trabalhoso e exige uma melhora de “ser humano” que é difícil de fazer da noite pro dia.
Hoje sempre queremos que a vida passe rápido, queremos que o dia passe rápido para nos vermos livres do trabalho, queremos que a semana passe rápido para termos o domingo para descansar, queremos que o ano passe rápido para termos férias. E a felicidade é ao contrario disso.
Reflita e avalie se sua vida hoje está valendo a pena, pergunte-se se você gostaria que esse exato momento durasse mais. Se a resposta for sim, parabéns, agora compartilhe essa felicidade com as pessoas que você ama, contagie o mundo com ela. Mas se a resposta for não, mude, procure, evolua, desafie-se a mudar, o mundo aguarda ansioso o seu sorriso.
Comments