top of page

O conformismo está impedindo você

  • Foto do escritor: tonyfmartins
    tonyfmartins
  • 16 de nov. de 2017
  • 4 min de leitura

Dizem que a depressão é o mal do século, mas na minha opinião uma das causas dela é que é.

O conformismo.

Porque se conformar com uma vida em que você vê que não se enquadra? Porque estar em lugares (trabalho) e com pessoas (relacionamentos) que claramente te fazem mal, e/ou pior, te limitam a ser pequeno?

A resposta disso é MEDO.

Medo do novo, de mudanças, de sair da popular “zona de conforto”. O conformismo faz isso com você.

Uma vida lotada de conformismo, está sempre repleta de reclamações e desculpas. “Não posso fazer isso, porque não é pra mim”, “não está na hora de mudar”, “planejamento não, quero agora, mas e se agora não acontecer é que porque não era pra ser”, “não tenho talento”. Ou pior de todas “não sou talhado geneticamente para isso”. As pessoas chegam ao cúmulo de jogar a culpa em seu DNA, por não quererem nem ao menos tentar fazer algo novo.

Há sempre uma desculpa para aceitar esse conformismo, a mente da gente cria várias armadilhas para que, apesar desse conformismo, consigamos sair orgulhosos do fato de não termos tentado.

Por exemplo, passamos muito tempo da vida nos auto enganando com metas sem clareza ou mesmo impossíveis. O exemplo clássico, “comprar um carro”, ou “quero ter minha casa” ou “preciso ganhar 5 mil reais por mês para ter uma vida confortável”. Esses sonhos costumam parar por aí, nos sonhos. É como se nosso inconsciente nos mandasse uma mensagem de que só o fato de querermos essas coisas é o suficiente para sermos felizes. Mas um dia, depois de anos, você acaba se lamentando e reclamando, dizendo aos quatro ventos que a sorte não está e não esteve ao seu lado.

SORTE?

Sonhos grandes como um carro, ou uma casa, demandam planejamento, metas bem esclarecidas e um espaço mínimo de anos para serem realizados. Mas quem disse que você quer a parte ruim? Quer só o deleite, conquistar cada etapa dessa não está nos seus planos, só sonhar já é o suficiente.

“Preciso sair do meu emprego” “fazer o que eu gosto” são as frases mais faladas nos últimos anos, mas elas morrem frases, nunca se transformam em ação. Você fica conformado, revoltado, mas conformado. Não quer sair do conforto de uma rotina talhada por anos. Por que achar o que se gosta de fazer é difícil, vai ter que se esforçar, ler, ir em palestras, sociabilizar, sair do seu aconchegante canto. E esse é só o primeiro passo, depois de achar o que gosta, agora é hora de se especializar, inovar, se tornar o melhor do mundo naquilo, e essas palavras “o melhor do mundo” não pode ser um discurso conformista, tem que ser verdadeiro.

“É impossível querer ser o melhor do mundo, acorde. Não nasci pra ser tão bom assim!”

Pare de pensar “conformistavelmente”, lembre-se que vagas medianas, medíocres, são as mais disputadas, todos só querem o básico, o simples, o “isso tá bom”. Agora as vagas de excelência são as que mais tem cadeiras vagas, porque muito poucos se desvencilham do conformismo para serem os melhores.

“Não estou pronto, Isso não é pra mim”. Porque? Que força maior te disse isso? Entenda que isso é seu conformismo te enganando, se acreditar nele, você nunca vai estar pronto,

Uma coisa que sempre vai te ajudar a sair do conformismo é conhecimento. Mas para adquiri-lo não é fácil, pois você precisa ler, estudar, e o pior, tudo no seu tempo livre, naquele tempo em que você estaria tranquilo, relaxando, ou mesmo se divertindo. E eu sei, você sabe, todo mundo sabe, você nunca trocaria toda essa “liberdade” por sentar a bunda na cadeira e se concentrar. Ok, mas eu não to falando pra fazer isso o tempo todo, mas o suficiente. Mas o que é suficiente? Tenha certeza que é muito mais que seu conformismo permite.

Outro fato, é que a maioria da pessoas do mundo acha que ler é uma tortura. Prova disso é que a média de leitura do brasileiro é de 1 livro por ano. Mas toda essa preguiça de ler a ciência explica. Por não gostar da tarefa, seu cérebro julga ela estressante, e libera cortisol, uma substancia que te dá sono. Esse processo é meio que uma defesa do seu organismo contra o estresse, tentando te poupar e te acalmar. Bom sabendo disso cabe a você fazer da leitura um hábito e devagar tornar ela poderosa.

“Ahhhhh, mas é chato, prefiro ver um filme”.

Você pode partilhar seu tempo para fazer os dois. Comece com poucos minutos de leitura diária, em assuntos que realmente te interessam, logo tudo fica mais fácil e menos chato.

Mas isso vem de dentro para fora, tem que partir de você, da sua vontade de superar seu conformismo. Passamos a vida acostumados a tudo acontecer de fora para dentro, de precisarmos de muitos estímulos externos para que algo dentro de nós comece a acontecer. Mas nesse caso, para o conformismo, para supera-lo de verdade, a mudança tem que começar em você.

Se você decidiu abandonar o conformismo de verdade, digo ainda que há uma grande dificuldade para sair dele pra valer. Essa ação de sair da sua zona de conforto vai gerar muitos pensamentos negativos, um pensamento puxa outros vários, e realmente isso te impede, porque você não manda no seu Eu psicológico, deixa tudo agir por conta e não gerencia nada. É um fantoche na mão das suas emoções mal administradas.

Mas vamos supor que você decida dar o primeiro passo, sair desse conformismo, mudar, fazer acontecer, e nesse momento, seu cérebro te manda toneladas de cortisol, muitos pensamentos negativos invadem a sua mente, você começa a querer procrastinar, e inventar desculpas, e por fim, desiste. Perceba que novamente você não teve controle de nada, deixou se levar. Mas tentando fazer tudo parecer mais tranquilo, seu cérebro ainda manda uma mensagem para massagear seu ego, do tipo, “isso não era pra mim”, e você fica bem com você mesmo, esquecendo e maquiando que amanhã tudo vai ser igual e nada mudou.

E tudo volta para estaca zero.

E a pergunta da vez é: É ISSO QUE VOCÊ QUER PRA VOCÊ MESMO?

Se a resposta for sim, não culpe ninguém pela sua grande pequena vida de merda.

 
 
 

Komentáře


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Procurar por tags
Siga
  • Instagram Social Icon
  • Facebook Basic Square
  • LinkedIn Social Icon

Me siga nas redes sociais

© 2017 - Tony Martins
 

Telefone:

041 3402-4003

041 99777-6773 (Whats)

  • Facebook - White Circle
  • Instagram - White Circle
  • LinkedIn - White Circle
logo tony novo.png
bottom of page